sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ecologia de Rebanho

O texto “Ecologia de Rebanho” é fruto de duas experiências com turmas de 4º e 5º ano de escolas públicas de periferia, uma realizada em Santa Maria em 1997 dentro da disciplina de Prática de Ensino de Química e a outra em São José como atividade de extensão do Projeto “É lixo que não acaba mais” do Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no ano de 2004. Apresentaremos aqui uma experiência de um professor estagiário de Química, pois este professor desenvolveu um trabalho muito interessante que merece ser divulgado!

Com o objetivo de trazer o conhecimento químico, assunto tão complicado, para perto dos alunos o professor fez o seguinte trabalho em sala de aula:
Primeiro passo:
Espalhou o conteúdo da lixeira e pediu para que os alunos observassem o lixo. Em seguida propôs um exercício de pensar sobre como aqueles materiais foram parar ali, conforme apresentado abaixo.

Professor:
- Como cada um obteve cada um daqueles produtos?
Alunos:
- Cantina da escola, papelaria da cidade, sala dos professores...

Professor
: - Como as coisas foram parar na cantina, na papelaria, etc?
Alunos
: - Através dos supermercados, lojas, fábricas.

Todos concordaram que vinham da fábrica.

Professor: - E antes da fábrica, de onde saem as coisas para fazer, por exemplo, um lápis? O lápis é feito de quê?
Alunos
: - Da madeira.

Professor
: - E as madeiras vêm da onde?
Alunos: - Da árvore.
Professor: - E a árvore?
Alunos: - Da floresta.
Professor: - De que mais é feito o lápis? Só madeira?
Alunos
: - É de grafite.
Professor: - E o que é o grafite? O lápis é feito de madeira, de grafite e só? Que materiais uma fábrica de lápis precisa ter para fabricar um lápis como esse?

Breve explanação sobre as matérias-primas necessárias à produção de lápis, tentando dar uma noção de cadeia e de interdependência entre os diferentes segmentos.

Professor: - E as outras coisas? De que são feitas? Houveram várias respostas.

Depois o professor coloca todo o lixo de volta na lixeira e deixa apenas uma folha de papel amassado. E pergunta de onde veio o papel e como ele veio parar aqui. O estagiário inicia uma breve explanação sobre a transformação da madeira em pasta de celulose.

O professor pede então para que os alunos façam um desenho mostrando o que vai acontecer com aquele papel que está na lixeira. A maioria dos alunos desenhou que o lixo ia para uma Usina de reciclagem. Na aula seguinte o professor levou os alunos no depósito de lixo da cidade.

No texto os autores falam que se dermos uma olhada nas cartilhas destinadas ao trabalho de Educação Ambiental veremos que o conteúdo destas ensina que a reciclagem do lixo é a única via para o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos. Por que isso acontece? Por que a maioria das crianças pensava que o lixo iria para a Usina de Reciclagem?

Fonte: PREVE, Ana Maria; CORRÊA, Guilherme. Ecologia de Rebanho. In: Ambientes da ecologia: perspectivas em política e educação. Santa Maria: Ed. UFSM, 2007. p. 205-220.

Um comentário:

  1. Oi Vanessa!
    Quero em primeiro lugar desejar um enorme sucesso deste excelente ambiente. Fiz algumas leituras e me agradei muito pelas intenções propostas!
    Gostaria de poder compartilhar de alguma forma!
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    Um abraço
    Luiz

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