O Programa

O Programa de Extensão Educação Ambiental na Escola: Ecossistemas da Ilha de Santa Catarina é desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, Núcleo de Estudos Ambientais - NEA, Laboratório de Geologia e Mineralogia - LAGEM do Departamento de Geografia. Este Programa é realizado na Escola Estadual Básica Porto do Rio Tavares, desde 2009, quando começou na forma de um projeto piloto.


No ano seguinte este projeto foi transformado em Programa, incluindo ações como elaboração de material didático, curso de formação para professores, aulas semanais com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e Mostra ambiental. Foram realizadas saídas de campo a Unidades de Conservação, aulas expositivas-dialogadas, assim como diversos trabalhos e atividades. 


Em 2011 este Programa mudou sua forma de atuação, visando proporcionar uma maior autonomia à escola para trabalhar as questões ambientais. Para cumprir com este objetivo possui as seguintes ações: formação de um Núcleo de Educação Ambiental na escola, implementação de uma Trilha Interpretativa (aréa de transição Restinga-Manguezal) e Mostra Ambiental. Pretende-se tornar a Educação Ambiental um componente efetivo e permanente da escola.