Dicas de livros

Saru: O guerreiro da floresta
   GRAIPEL, Maurício Eduardo . Saru: o guerreiro da floresta. Holambra: Cuca Fresca, 2007. 53p. 

Resumo: "Saru - o guerreiro da floresta" conta a história de um gambá que passa por inúmeras aventuras. A trama é cativante e encantadora, com uma linguagem simples e acessível aos diferentes públicos. Lendo a história adquirimos muitos conhecimentos sobre a vida de um Gambá, como sua alimentação, habitat, período de vida, reprodução e desenvolvimento, estratégias de defesa contra predadores, assim como o papel que exercem em um ecossistema. Vale a pena conferir!


Animais da nossa terra
 RIEDERER, Marcia. Animais da nossa terra. 5 ed. Florianópolis, SC: Cuca Fresca, 2010. 44p.

Resumo: "Animais da nossa terra" é um livro de literatura infantil que traz importantes informações sobre os ecossistemas brasileiros. A obra proporciona características gerais sobre os ecossistemas, como o Manguezal, a Restinga, os ambientes marinhos, entre outros. Além disso, focando em seu objetivo, oferece um resumo sobre as principais espécies que habitam determinado bioma (Campos, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Floresta Amazônica, Mata Atlântica) ou ecossistema.


A Mata Atlântica na Ilha de Santa Catarina
 BISHEIMER, Maria Victoria; SANTOS, Cristina; CARLSON, Victor Emmanuel. A Mata Atlântica na Ilha de Santa Catarina. Florianópolis: Lagoa, 2010. 272p.

Resumo: Os textos do livro "A Mata Atlântica na Ilha de Santa Catarina" detalham ambientes da Mata Atlântica existentes na Ilha de Santa Catarina, como dunas, manguezais, florestas e restingas, e tudo é muito bem ilustrado por 250 fotografias. Além disso, o livro traz ainda textos que destacam características e curiosidades sobre 92 espécies da fauna e da flora da região. Entre as espécies de plantas e animais citadas estão garapuvu, bromélias, orquídeas, palmito, cedro, mangue-vermelho, jerivá, lontra, jacaré-de-papo-amarelo, colhereiro, gralha-azul, garça-moura, fragata, entre muitas outras.
Fonte: http://blog.colunaextra.com.br/2009/12/livro-destaca-fauna-e-flora-da-mata.html.



Uma cidade numa Ilha: relatório sobre os problemas sócio-ambientais da Ilha de Santa Catarina









UMA CIDADE numa ilha : relatorio sobre os problemas socio-ambientais da Ilha de Santa Catarina. 2. ed. Florianopolis: Insular, 1997. 247p.


Resumo: Em breve.

O Desmatamento da Ilha de Santa Catarina de 1500 aos dias atuais
CARUSO, Marilea Martins Leal. O desmatamento da Ilha de Santa Catarina de 1500 aos dias atuais. 2. ed. rev. Florianópolis, SC: Ed. da UFSC, 1990. 158p.

Resumo: Em breve.